terça-feira, dezembro 26, 2006

Algumas reflexões sobre este Projecto Digital..


Estamos quase no final do ano e é bom efectuar um breve balanço sobre os projectos digitais que demos inicio neste ano de 2006.
Tudo começou de uma forma informal, de apoio à intervenção arqueológica da villa romana de Santa Catarina.
Em meados de Setembro desdobramos os conteudos elaborados em blogs temáticos. Neste final de ano que balanço fazemos?
Pela monitorização que vou efectuando regularmente à recepção dos conteudos elaborados e pela pesquiza que vou efectuando sobre a análise da blogosfera em Portugal e no país vizinho, sou obrigado a citar quase na intrega o Blogista José Luis Orihuela.
Esta reflexão foi apresentada no 3º Encontro Nacional e 1º Encontro Luso-Galaico, 13 e 14 de Outubro de 2006 na Universidade do Porto. Vale a pena consultar demoradamente este sait e os blogs que estão associados.
______________________________________________________
Apresentação Convidada: Porque é que os weblogs (não) vão acabar em 2006? José Luis Orihuela

Não, os weblogs não vão terminar. É a resposta que dá José Luis Orihuela à pergunta que o próprio coloca. Tudo, porque nada vai voltar a ser como antes.
Primeiro, porque foram descobertos com os blogs amplos recursos tecnológicos que estão agora disponíveis para pessoas comuns. E isso é ponto sem retorno. A comunicação social, enquanto comunicação pública e massiva, nunca mais vai voltar a ser um exclusivo dos grandes grupos mediáticos, também agora as pessoas comuns têm possibilidades de publicação a grande escala.
Depois, porque o crescimento da blogosfera em termos estatísticos é visível e isso é prova de expansão. E por fim,porque os blogs são um "media líquido", que, não conservando a sua forma, se adapta e modifica em conformidade com as situações que se lhe colocam.
Os riscos que poderiam levar ao fim dos blogs são a instrumentalização mercantil dos Weblogs, nascidos amadores e gratuitos.
Os spamblogs, que são já 56% dos blogs em Inglês, são uma ameça, visto que já são mais usaddos que o spam por e-mail.
A apropriação dos blogs por parte dos média, chamada "canibalização" por José Luis Orihuela é um risco, porque degrada a imagem dos Weblogs. Actualmente, qualquer colunista é apelidado de blogger.
A credibilidade, ou a falta dela, é o último dos perigos referidos, visto, que deu origem ao que qualquer pessoa pode publicar.
O desafio que se põe ao bloggers é a Inovação, de acordo com José Luis Orihuela este é o desafio que se poões aos média tradiconais e também aos blogs. O exemplo dado é o de Disck Fosbury, inventor do Fosbury Flop, que se tornou o modelo do salto em altura. A Inovação e superioridade técnica fê-lo sobressair e isto é o que todos nós devíamos fazer na nossa vida, assim como os bloggers.
Citando Jorge Wangensberg, o orador convidado do 3º Encontro afirmou que o " uso criativo de uma nova tecnologia é inconfundível, com a tecnologia não se trabalha menos, trabalha-se com mais ideias".
No fim da comunicação, José Luis Orihuela deixa dez dicas para novos bloggers:
_______________________
1-Começa a ler blogs
2-Experimenta várias ferramentas
3-Escolhe um tema, um blog disperso fracassa. Domina o tema e fornece muita informação sobre ele.
4-Toma em atenção a qualidade da escrita, não escrevas como uma SMS, um blog é comunicação pública.
5-Faz links para as fontes
6-Esquece as estatísticas e comentários.
7-Espera o tempo suficiente para o promover. Só quando tiveres mais conteúdos interessantes é que merecerás um link.
8-Participa na Blogosfera, comenta o trabalho dos outros.
9-Lembra-te que o blog público, por isso deves ter cuidado com a qualidade.
10-Diverte-te!
As frases de Orihuela debate:
"O Divertimento é essencial no trabalho e na vida, assim como um privilégio"
"Financiamento só se justifica se houver tráfego suficiente"
"O tempo é um dos problemas dos blogs, são viciantes. Somos junkies da informação."
"Nunca lemos tanto para escrever tão pouco."
"Ter contacto com a vida real, também parece ser interessante"
"Pode-se escrever um blog sobre tudo o que nos apaixone"

Blog de José Luis Orihuela: eCuaderno
__________________________________

Face ao exposto e com base noutros artigos publicados neste encontro, chego à conclusão que em 2007 vou ter que redefenir os meus blogs tendo em conta os conteudos que serão elaborados, o contexto geográfico em que estão inseridos, que é o LITORAL ALENTEJANO e os publicos receptores naturais deste meio projecto - A comunidade cientifica e a escolar, numa prespectiva alargada e informal de apoio ao E-Learning, como passo inicial para uma hipotética adesão aos sistemas de E-learning do projecto Europeo i4Camp. (Para mais informações sobre esta questão, consultar o artigo -BLOGS PARA EDUCAR. Uso de los blogs en una pedagogía constructivista. Artigo publicado en Revista Telos, número 65, Octubro Diciembre 2005, páginas 86-93. Disponível em http://www.campusred.net/telos/cuaderno.asp )

0 comentários: